SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Análise bibliométrica dos estudos em clínica psicodinâmica do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Rev. Subj. vol.16 no.1 Fortaleza abr. 2016

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Lucila Moraes Cardoso

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

 

 

Aos leitores da Revista Subjetividades temos o prazer de apresentar o número temático "Docência e Produção de subjetividades". Este número conta com sete artigos que colocam em destaque o compromisso com a construção e propagação do conhecimento que envolve as variadas facetas do trabalho docente. Assim, essa temática está em consonância com as perspectivas da Revista Subjetividades de repassar um conhecimento psicológico contemporâneo e diversificado.

Esse número conta com as contribuições de Lúcio de Souza Machado e Kátia Barbosa Macêdo que fizeram uma análise bibliométrica para explorar o panorama dos artigos sobre Psicodinâmica do Trabalho (PDT), publicados no Portal de Periódicos CAPES/MEC no período de 2000 a 2014. Observou-se que dentre as principais temáticas são priorizadas as relacionadas a saúde e sofrimento do trabalhador.

Seguindo as preocupações com os impactos na saúde do trabalhador, os artigos "Entre Travessias: A saúde dos docentes na expansão/interiorização do IFMA", de Valéria Maria Lima Cardoso e Carla Vaz dos Santos Ribeiro, e "Estresse e Docência: Um estudo no ensino superior privado" de Patrícia Dalagasperina e Janine Kieling Monteiro descrevem dados coletados a partir de entrevistas realizadas com professores. No primeiro, os pesquisadores investigaram os relatos de professores sobre as estratégias que adotam para o enfrentamento das adversidades no contexto laboral que vivenciam no Maranhão, enquanto que no segundo foram identificados os fatores de estresse laboral de professores universitários do ensino privado de Porto Alegre e analisada as possíveis repercussões desse estresse à saúde.

No artigo intitulado "Assédio no contexto educacional: Uma possibilidade de manifestação perversa", Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães, Renata Caetano Vieira de Faria, Débora Teixeira Barreiros Ferreira e Breno Ferreira Pena discutem sobre a natureza perversa do autoritarismo pautando-se tanto nos conceitos freudianos quanto pós-freudianos de Lacan e Melanie Klein e em autores contemporâneos como Hirigoyen e Racamier. No artigo "Criatividade docente: Winnicott e a construção de subjetividades", Maria Vitória Campos Mamede Maia e Camila Nagem Marques Vieira discutem o conceito de criatividade docente, buscando dialogar com questões como autoria de pensamento e autonomia entendidas como expressões práticas da produção de subjetividades. O método envolveu duas estratégias, sendo a primeira de análise documental de teses e artigos sobre criatividade docente e posteriormente a partir de depoimentos extraídos de diversos contextos escolares.

Com ênfase na pós-graduação, os autores Janaína Rodrigues Geraldini e Pedro Paulo Gastalho de Bicalho escreveram o artigo "Modos de subjetivação no sistema avaliativo da pós-graduação: conhecer, estranhar, interrogar", no qual investigaram sobre o impacto produzidos pelos sistemas de avaliação dos programas de pós-graduação na subjetivação dos docentes. Numa perspectiva semelhante, no artigo "As transformações produtivas na pós-graduação: O prazer no trabalho docente está suspenso?", os autores Fábio Machado Ruza e Eduardo Pinto e Silva buscaram contextualizar a subjetividade do professor da pós-graduação conforme as configurações político-econômicas atuais e o aporte teórico pautado nas contribuições da Psicodinâmica e da Psicossociologia do Trabalho.

Desejamos a todos uma proveitosa leitura.

Creative Commons License