Scientific Electronic Library Online


english
español

Critérios para admissão automática
Critérios para Inclusão de Revistas
periódicos

lista alfabética
lista por assunto
pesquisa de títulos
artigos

índice de autores
índice de assuntos
pesquisa de artigos
relatórios

uso do site
Estatísticas de publicação
citações de revistas
 PePSIC   

O portal de Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC) é uma fonte da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (BVS-Psi ULAPSI) e fruto da parceria entre Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP) e do Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - BIREME, que cedeu a metodologia - Scientific Electronic Library Online (SciELO) - modelo de publicação eletrônica de periódicos para países em desenvolvimento.

O objetivo do PePSIC é contribuir para a visibilidade do conhecimento psicológico e científico gerado nos países da América Latina, a partir da publicação de revistas científicas em acesso aberto.

Por acesso aberto, tal como a Budapest Open Acess Initiative, entendemos “a disposição livre e pública na internet, de forma a permitir a qualquer usuário a leitura, download, cópia, distribuição, impressão, busca ou o link com o conteúdo completo de artigos, bem como a indexação ou o uso para qualquer outro propósito legal, sem barreiras financeiras, legais e técnicas outras que não aquelas necessárias para a conexão da Internet. O único constrangimento para a reprodução, distribuição, bem como os direitos de cópia e seu domínio deve ser o controle do autor sobre a integridade de seu trabalho e o direito de sua propriedade intelectual e citação.”

Originalmente desenvolvido para publicar as revistas científicas de Psicologia do Brasil, o PePSIC foi lançado oficialmente em 2005, sendo expandido para os demais países da América Latina no ano 2006. Atualmente, o portal publica títulos de 11 países.

A Coordenação Técnico-Científico da BVS-Psi ULAPSI é responsável pela política de inclusão de novos títulos e gestão do PePSIC.

 



 Critérios para Inclusão de Revistas   



Para ser incluída no PePSIC a revista deve passar por processo de avaliação da Coordenação Técnico-Científica, que poderá recorrer a um parecerista externo, caso julgue necessário. As revistas candidatas à publicação devem atender ao menos 70% dos critérios adotados pelo Latindex. Além de atender a esses critérios a revista deve:

  • Pertencer á área de Psicologia e ciências afins
  • Ter caráter científico
  • Ser arbitrada
  • Ser publicada em um dos países da América Latina
  • Ter, no mínimo, três fascículos publicados

Para submeter uma revista ao processo de avaliação o editor deve enviar:

  1. um exemplar dos três últimos fascículos publicados ou, no caso de periódicos eletrônicos, o endereço eletrônico (URL) do periódico e as especificações dos 3 últimos números publicados, com sua respectiva localização.
  2. Carta de apresentação da revista e do Conselho Editorial.
 



 Critérios para admissão automática   



Os periódicos indexados nos seguintes índices internacionais estão automaticamente aprovados para sua inclusão no portal PePSIC:

  • Rede SciELO
  • Thomson Reuters (antigo ISI)
  • PsycInfo

As revistas publicadas pelas entidades do Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira e do Sistema Conselhos estão automaticamente aprovadas para inclusão no PePSIC, desde que atendam aos 70% dos critérios do Latindex.

Os fascículos impressos, ou a URL da revista digital, e carta de apresentação da revista devem ser enviados para:

Biblioteca Dante Moreira Leite - BVS-Psi ULAPSI/PePSIC
Universidade de São Paulo
Instituto de Psicologia
Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia - PePSIC
A/C Maria Imaculada Cardoso Sampaio
Av. Prof. Mello Moraes, 1721- Bl C
05508-030 - São Paulo - SP - Brasil




 

Periódicos Eletrônicos em Psicologia
Instituto de Psicologia da USP
Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco C
05508-030 São Paulo - SP - Brasil
Tel.: 55 11 3091-4391
Fax: 55 11 3091-4392


freedom@usp.br,bibip@usp.br