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No final da década de trinta, numa sincronia altamente significativa, o grupo como um todo fica órfão do fundador e vive os acontecimentos da II Grande Guerra. Era "a meia-noite do século" na precisa expressão de Victor Serge. Grande parte de seus componentes é lançada para o exílio involuntário. Com Viena ocupada pelo nazismo, a casa estava novamente em chamas. E a cidade mais desconhecida que nunca. Um novo campo, o de concentração, era então criado pela paranoia humana em seu mais alto grau e dele exalava uma fumaça que, impregnando todo o continente europeu, deixou marcas indeléveis em todo o século XX. E, como não poderia deixar de ser, no pensamento e na prática psicanalíticos. Perda do Pai, da pátria, da família foram fatores que influíram seja na escuta seja nas conceituações teóricas dos psicanalistas naquele momento. E a compreensão de setting e de transferência se enrigeceu, cristalizando-se de forma reativa e melancólica. Terrível e assustador demais o mundo externo, fosse ele o do Velho ou do Novo Mundo, é compreensível que as análises se encolhessem para um "aqui e agora" estreito e protegido, com uma ênfase excessiva para o "mundo interno", distanciando-se de seu lugar originário, o de trânsito entre um e outro. Édipo ficou sem Tebas. Destituído de sua cidade, o sujeito psicanalítico como que migrou para uma clausura na qual sua pátria e a história estavam impedidas de entrar. A cultura era então, por suas emanações traumáticas, o não dizível, o irrepresentável por excelência. E o analisando, por assim dizer, mal estava na cultura, pois os restos diurnos eram por demais carregados para a escuta do psicanalista de então, órfão, expatriado que se encontrava.

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