SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1O espaço intersticial e a transferência de trabalho na instituiçãoA escuta psicanalítica na educação infantil: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128versão On-line ISSN 1981-1624

Resumo

MONTAGNE, Yves Felix. A propósito do fantasma de um professor estagiário: dois estudos de caso. Estilos clin. [online]. 2022, vol.27, n.1, pp.134-151.  Epub 07-Nov-2025. ISSN 1415-7128.  https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i1p134-151.

A partir do campo conceptual e metodológico da psicanálise, e através de duas construções de casos, este trabalho dá-se como objetivo analisar a natureza e as causas das diferenças de percepção de uma aula entre um professor estagiário que a leciona e um visitante-formador que a observa. Os resultados avançados mostrarão que a opinião de dois jovens professores sobre a sua atuação é de natureza fantasmática. Diante de um ponto de Real nos seus encontros com os alunos, as suas falas fantasmáticas lhes permitem uma satisfação pulsional «retornada», no Imaginário. Podem assim, de uma forma passiva, gozar dos alunos declarando-se « desrespeitada» por uma e « pressionado » por outro. Propostas para levar em conta esta constatação nas formações dos professores estagiários serão estabelecidas em seguida.

Palavras-chave : fantasma; psicanálise; estudo de caso; professor estagiário; análise reflexiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português | Francês     · Português ( pdf ) | Francês ( pdf )