Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Boletim de Psicologia
versão impressa ISSN 0006-5943
Resumo
PAULA, Fraulein Vidigal de e LEME, Maria Isabel da Silva. Produção de neologismos para avaliação da consciência morfológica no ensino fundamental. Bol. psicol [online]. 2017, vol.67, n.146, pp.51-66. ISSN 0006-5943.
Este estudo analisou as qualidades psicométricas de um instrumento para avaliar a consciência morfológica, no ensino fundamental, pela produção de palavras novas (neologismos), a partir do uso de prefixos e sufixos. Participaram 260 crianças, do 2º, 4º, 6º e 8º anos de uma escola particular da cidade de São Paulo. Estas realizaram, individualmente, a tarefa de consciência fonológica e de fluência na leitura, e coletivamente, as tarefas de Produção de Neologismo, consciência sintática, consciência morfológica flexional e derivacional, vocabulário receptivo, compreensão de sentenças e escrita sob ditado. A Produção de Neologismo apresentou boa consistência interna (Alpha de Cronbach de 0,95), diferenciando os quatro anos escolares e se correlacionou positivamente com as tarefas metalinguísticas, além de vocabulário, compreensão de sentenças, fluência na leitura e escrita de palavras. Concluiu-se que o instrumento forneceu evidências de precisão e validade, sendo seu uso recomendado para avaliação de consciência morfológica no ensino fundamental I e II
Palavras-chave : Consciência morfológica; desenvolvimento metalinguístico; desenvolvimento da linguagem; leitura e escrita; avaliação psicológica.