SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57Algumas notas sobre o início da difusão de Freud no Brasil: de médicos e psiquiatras até Mário de Andrade e outros poetasAnálise de crianças em tempos de pandemia: ecos no analista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

GUERRA, Andréa Máris Campos et al. Arte e pesquisa em psicanálise: das aberturas de uma fotografia para encontros com realidade. Estud. psicanal. [online]. 2022, n.57, pp.55-68.  Epub 14-Fev-2025. ISSN 0100-3437.  https://doi.org/10.5935/2175-3482.n57a05.

Trabalhamos o debate sobre a pluralidade de sentidos de uma obra de arte, tomando como enfoque o registro fotográfico. Partimos da descrição dos achados de uma pesquisa de orientação psicanalítica voltada à investigação de fenômenos sociais e conduzida através da metodologia das narrativas memorialísticas. Dividida em três tempos, narrar, criar e partilhar, essa metodologia tem como cerne interventivo a tradução de histórias de vida em obras de arte. O debate sobre os hiatos constitutivos da imagem é feito a partir de autores do campo psicanalítico como Sigmund Freud e Tânia Rivera, e do campo das artes, como Jacques Rancière e Roland Barthes. Trabalhando sobre a ideia da incidência da fotografia no tempo e no sujeito, pensamos as dimensões subjetiva, estética e política dessa pesquisa, e as possibilidades de criação e recepção de uma obra de arte.

Palavras-chave : Arte; Psicanálise; Metodologia de pesquisa; Imagem; Fotografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )