SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número58O intrincado luto nas infânciasReflexões sobre a normatização e padronização escolar: um olhar psicanalítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

LOPES, Anchyses Jobim. O pequeno Hans - um garoto muito visível - e Herbert Graf - o homem invisível. Estud. psicanal. [online]. 2022, n.58, pp.35-50.  Epub 14-Fev-2025. ISSN 0100-3437.  https://doi.org/10.5935/2175-3482.n58a04.

Dados biográficos sobre Herbert Graf e Max Graf, nomes verdadeiros do Pequeno Hans e seu pai. Max como participante da sociedade das quartas-feiras e primeiro psicanalista infantil. A influência direta de Freud na vida dos Grafs, inclusive na de Olga Hönig, mãe de Hans. Outras interpretações da Fobia de um menino de cinco anos. Leitura de Lacan sobre os termos bobagem [Dummheit] e tumulto [Krawall], muito citados no texto de Freud. Acréscimo do termo charivari por Lacan. Aprendizado de Herbert em música e teatro. Sua descrição como criador da ocupação de diretor de cena em espetáculos de ópera. Resumo de sua carreira e sucesso profissional. Sua visita a Freud, já adulto. Digressões sobre as pulsões invocante e escópica e seu papel na cena primária do Pequeno Hans. Sublimação da cena primária e de sua neurose infantil para sua escolha profissional.

Palavras-chave : Pequeno Hans; Herbert Graf; Cena primária; Pulsões escópica e invocante; Sublimação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )