SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue59The body and subjectivity of the subjectConcern and the liquidity of human relations: a winnicottian reading author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437On-line version ISSN 2175-3482

Abstract

MENDES, Eliana Rodrigues Pereira. Os 125 anos da psicanálise e a ética do psicanalista. Estud. psicanal. [online]. 2023, n.59, pp.75-82.  Epub Feb 14, 2025. ISSN 0100-3437.  https://doi.org/10.5935/2175-3482.n59a08.

A autora apresenta um panorama da evolução cultural humana, partindo dos primórdios da humanidade até o aparecimento da psicanálise, no final do século XIX e começo do século XX. Introduz a figura de Sigmund Freud, o criador da psicanálise, e a trajetória desse novo saber, que traz à luz a instância do inconsciente. Fala também das principais obras freudianas, chegando até Jacques Lacan, no século XX, que faz uma releitura de Freud. Discute ainda o conceito de ética, salientando que a psicanálise tem uma ética própria, que é a ética do sujeito do inconsciente, a ética do bem dizer. Por fim, destaca o papel do analista na sociedade e as diversas aberturas que a psicanálise trouxe para o ser humano.

Keywords : Evolução cultural; Psicanálise e sua trajetória; Sujeito do inconsciente; Ética da psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )