SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60Saúde mental no contexto indígena, o que pode a psicanáliseComo diminuir (um pouco) a fabricação de cretinos digitais – uma leitura psicanalítica da obra de Michel Desmurget índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

FOCHESATTO, Waleska Pessato Farenzena. Gael e o monstro do armário A escuta psicanalítica e a literatura em tempos difíceis. Estud. psicanal. [online]. 2023, n.60, pp.83-90.  Epub 07-Fev-2025. ISSN 0100-3437.  https://doi.org/10.5935/2175-3482.n60a09.

Este ensaio versa sobre a construção do livro infantil Gael e o monstro do armário, de minha autoria, escrito a partir da escuta psicanalítica durante o período da pandemia do coronavírus. O medo estava entre os afetos mais mencionados na clínica e a partir dele criei uma história, cujo protagonista é o diálogo entre o menino Gael e o monstro que mora no seu armário. À medida que Gael conversa com sobre seus temores, o monstro vai diminuindo de tamanho. A psicanálise nos mostra que é preciso conversar com os monstros que nos habitam. Como disse Hanna Arendt, “toda dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história”.

Palavras-chave : Psicanálise; Literatura infantil; Pandemia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )