SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número61Tecnologias digitais e os possíveis impactos para a privacidade, a segurança e a subjetividade de crianças e adolescentesO terceiro analítico na clínica com crianças: considerações sobre a co-corporeidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

BAZILIO, Luiz Cavalieri. Os algoritmos do ressentimento: modulação de afetos na contemporaneidade. Estud. psicanal. [online]. 2024, n.61, pp.81-94.  Epub 09-Jun-2025. ISSN 0100-3437.  https://doi.org/10.5935/2175-3482.n61a07.

Com base no conceito de modulação de afetos, o texto analisa o papel das redes sociais na formação da subjetividade, com ênfase na exacerbação do amargor, na repetição da dor decorrente de supostas injustiças e no cultivo do ressentimento como estratégia de direcionamento da vida social e política. Além disso, demonstra como o sentimento ressentido foi utilizado com sucesso na modulação de afetos em evento político - a campanha do Brexit. Finalmente, no âmbito da psicanálise, aponta alternativas terapêuticas no trato de uma clínica ressentida.

Palavras-chave : Ressentimento; Afetos; Subjetividades; Redes sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )