SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6235 anos do Círculo Psicanalítico de Sergipe: nossa história, nosso presente e o futuro da Psicanálise em SergipeCaravaggio e a Madona de Loreto – o espaço potencial na aliança entre o realismo e o fantástico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

MATTOS, Alice Helena Girdwood. Que loucura é essa? A psicose no diagnóstico psicanalítico. Estud. psicanal. [online]. 2024, n.62, pp.43-54.  Epub 07-Nov-2025. ISSN 0100-3437.  https://doi.org/10.5935/2175-3482.n62a04.

O presente trabalho apresenta reflexões sobre o diagnóstico da psicose em Psicanálise, a partir do caso clínico de um rapaz de 18 anos, em atendimento em uma clínica-escola em Salvador, Bahia, durante o ano de 2024. Com um discurso muitas vezes cortado, com fuga de ideias e dificuldade na articulação de palavras, além de grande alienação à mãe, mostrou-se um desafio no reconhecimento de sua estrutura psíquica pela psicanalista recém-formada que o atendia. Posteriormente, foi confirmado o diagnóstico de Transtorno de Desenvolvimento Intelectual, que explicava as dificuldades de fala e de elaboração, mas não envolvia necessariamente uma psicose. A escuta de seu sofrimento permitiu que este fosse reconhecido em seu desejo frente às dificuldades.

Palavras-chave : psicose; psicanálise; estrutura psíquica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )