SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue65Under the golden locksEnvy, in peace and war author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

ROSENBAUM, Yudith. Olhares da inveja em dois contos de Clarice Lispector: foreign legion and Clandestine happiness. Ide (São Paulo) [online]. 2018, vol.40, n.65, pp.49-64. ISSN 0101-3106.

Pretende-se analisar dois contos de Clarice Lispector, “A legião estrangeira” e “Felicidade clandestina”, tendo como operador analítico o fenômeno da inveja e suas modulações. A interface da psicanálise com a literatura é o campo em que se situa o presente estudo, uma vez que Freud e Melanie Klein, entre outros, são referências para se pensar a inveja no processo de construção do sujeito. O protagonismo da leitura será dado ao texto e seus procedimentos estilísticos, sendo a teoria uma ferramenta a mais na compreensão dos sentidos das narrativas.

Keywords : Clarice Lispector; Envy; Psychoanalysis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License