SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue76The trajectory of Coco Chanel: how an orphan girl revolutionized the way women dress and behave in the 20th centuryThe role of woman in the Orpheus myth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

TURKIEWICZ, Gizela  and  CIERO, Helena Cunha Di. MALDITA SAIA MULHERES SÃO SEMPRE CULPADAS, DESDE O MITO DO PECADO ORIGINAL. Ide (São Paulo) [online]. 2023, vol.45, n.76, pp.65-78.  Epub Aug 16, 2024. ISSN 0101-3106.  https://doi.org/10.5935/0101-3106.v45n76.08.

Este ensaio tem como objetivo refletir sobre a influência da naturalização da violência contra a mulher tanto na construção da sexualidade feminina, quanto do pensamento psicanalítico, incluindo a formação da escuta do analista. Entre recortes literários, clínicos e relatos de vítimas de assédio, as autoras se propõem a tentar compreender um sintoma social que se repete: o silêncio após a violência sexual como formador de sintomas, e a culpabilização das mulheres, que leva ao sentimento de que não merecem ser ouvidas. Consideram que estes são fatores estruturantes de um mal-estar da feminilidade, introjetado e transmitido transgeracionalmente, como uma herança maldita que deixa marcas na subjetividade feminina.

Keywords : feminilidade; violência contra a mulher; escuta psicanalítica; sexualidade feminina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )