SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue76Between Dom Casmurro and Das Unheimliche: unsettling familiar territoriesTessitures for becoming: affections in emergence in the psychoanalyst’s terminable and interminable formacion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

COSTA, Victor de Jesus Santos  and  PAULON, Clarice Pimentel. MULHERES NEGRAS SONHOS E DESEJOS SEM VALOR. Ide (São Paulo) [online]. 2023, vol.45, n.76, pp.107-117.  Epub Aug 16, 2024. ISSN 0101-3106.  https://doi.org/10.5935/0101-3106.v45n76.11.

A proposta dos autores neste ensaio clínico é realizar uma aproximação entre a função do analista e o lugar da mulher escrava na modernidade ocidental. Para tanto, apoiaram-se na personagem de Euricleia, da Odisseia, que, ao reconhecer Odisseu viabiliza a consolidação de seu desejo, produzindo ressignificação e ressituação histórica do herói, processo fundamental que se consolida em uma análise. No Brasil, esse lugar é assumido pela mulher negra, representação brasileira da função de analista devido a sua posição mesclar-se ao erotismo e a invisibilidade de seu trabalho apagado na cultura que retorna, entretanto, como sintoma (Gonzalez, 1984). Ao assumir tal aproximação que produz um reconhecimento de fundamental importância da constituição subjetiva no Brasil e no ocidente, os autores acreditam que uma escuta clínica, atenta a esse lastro histórico e simbólico, possa se ressignificar e produzir transformações sociais e subjetivas.

Keywords : mulher negra; transferência; sonhos não-sonhados; objeto-a.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )