Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Tempo psicanalitico
versión impresa ISSN 0101-4838versión On-line ISSN 2316-6576
Resumen
KYRILLOS NETO, Fuad y CAMPOS, Philippe Augusto Carvalho. O "Caso Amílcar Lobo": notas sobre o alcance da psicanálise no campo social. Tempo psicanal. [online]. 2015, vol.47, n.1, pp.22-42. ISSN 0101-4838.
O artigo parte do fato histórico da psicanálise no Brasil conhecido por "Caso Amílcar Lobo" e visa investigar seus desdobramentos no plano da teoria psicanalítica. O apanhado bibliográfico que gira em torno do caso fora sintetizado em duas apropriações gramaticais divergentes, as quais sugerem uma questão referente aos limites epistemológicos da psicanálise, isto é, como se dá a articulação entre a clínica e o campo dos estudos culturais. Com vistas a articular essa questão, reportamo-nos a autores que também a flanquearam e acabamos por nos centrar em certos construtos da obra de Lacan dos quais nos utilizamos como síntese, a saber, os conceitos de desejo do psicanalista, Outro e discurso do psicanalista.
Palabras clave : Caso Amílcar Lobo; história da psicanálise; desejo do psicanalista; discurso do psicanalista; psicanálise e sociedade.