SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número2O objeto que se deixa apagar: a função do negativo na constituição psíquica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

FORTES, Isabel; WINOGRAD, Monah  e  MEDEIROS, Clarice. A dor crônica entre o silêncio e o grito. Tempo psicanal. [online]. 2015, vol.47, n.2, pp.9-28. ISSN 0101-4838.

O artigo pretende refletir sobre a dor crônica, pensando-a como expressão da pulsão de morte. Se, por um lado, a dor crônica é vista, por sua mudez, como pertencente ao domínio silencioso da pulsão de morte, por outro lado ela provoca ruídos que promovem possibilidades de inscrição psíquica daquilo que da pulsão é excesso sem representação. Por isso, a dor crônica é analisada como um grito, uma tentativa de enunciação possível que irrompe quando a palavra não é possível. A dor crônica como expressão da pulsão de morte é analisada em seus aspectos estruturante e desestruturante, respectivamente, como grito e silêncio, numa tentativa de estabelecer um limite e ao mesmo tempo sinal do rompimento do limite.

Palavras-chave : dor crônica; pulsão de morte; grito; signo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )