SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número83Ao vírus, a peste: uma continuidade possível da clínica psicanalítica no contexto da pandemiaTrês ensaios, de Freud (1905): entre o potencial subversivo da noção de perverso-polimorfismo e a implícita reiteração de normatividades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

CASTRO, Audrey Gonçalves de. Estratégias da neurose obsessiva nos “homens-ratos” contemporâneos. Reverso [online]. 2022, vol.44, n.83, pp.69-74.  Epub 28-Out-2024. ISSN 0102-7395.  https://doi.org/10.5935/0102-7395.v44n83.08.

Trata o presente artigo de uma análise do sujeito obsessivo compulsivo na contemporaneidade, que faz uso de novas estratégias de gozo, de maneira que nos traz novas questões. Através dos gadgets e das atuais imposições sociais, o sujeito obsessivo ou não gira e gira em uma roda infindável de opções, como se um rato fosse, diante dessa roda giratória de falsas escolhas, já impostas pelo sistema implicitamente. Pensamos se o obsessivo compulsivo reage à contemporaneidade com o uso de novas estratégias, a partir do que lhe é apresentado, ou se está, de fato, inserido no aparelho ideológico de regras não explícitas, no qual todos estão inseridos.

Palavras-chave : Sujeito obsessivo; Gadgets; Liberdade; Escolha; Ratos; Contemporaneidade; Estratégias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )