SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número85Da modernidade à pós-modernidade: do sintoma ao sinthoma? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

ALVAREZ, Hilda Fernandez; RIBEIRO, Maria Mazzarello Cotta  e  MENDES, Eliana Rodrigues Pereira. ME PHYNAI - “Preferiria não ser”: a lógica trágica do suicídio entre desejo, angústia e gozo. Reverso [online]. 2023, vol.45, n.85, pp.17-26.  Epub 04-Nov-2024. ISSN 0102-7395.  https://doi.org/10.5935/0102-7395.v45n85.02.

Este artigo se baseia na experiência da autora em um trabalho de oito anos em órgão público que atende comunidades atingidas pelo suicídio. Aborda esse trágico fenômeno entrelaçando três conceitos - desejo, angústia e gozo - a partir de uma perspectiva psicanalítica baseada nas concepções de Jacques Lacan. Tem como proposta entender o suicídio como: (a) a realização de um desejo radical, sustentado por uma pulsão de morte dominante que separa plenamente o sujeito do Outro, escapando da dialética duradoura da alienação/separação, na tentativa de ir além do gozo; (b) um colapso fantasmático em que o sujeito suicida sai da vida encarnando o objeto causa do desejo e deixando o Outro em falta; e (c) a incapacidade da angústia em sinalizar e contornar uma ação que permita ao sujeito continuar sua vida.

Palavras-chave : Suicídio; Psicanálise lacaniana; Desejo de morte; Além do gozo; Fracasso da angústia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )