SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número86A angústia nos trabalhos de Freud durante a década de 1890Origens do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Reverso

versão impressa ISSN 0102-7395

Resumo

PIMENTA, Arlindo Carlos. A origem das origens. Reverso [online]. 2023, vol.45, n.86, pp.31-40.  Epub 03-Fev-2025. ISSN 0102-7395.  https://doi.org/10.5935/0102-7395.v45n86.03.

A partir do tema da escolha inconsciente postulada pela psicanálise, o autor assinala que no sistema inconsciente temos uma ponte determinada pelo Outro e uma ponte indeterminada. Aplica no nível cultural essa questão que é elaborada no subjetivo. Assim, as instituições carregariam em si também uma herança arcaica. Essa herança no âmbito do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais é colocada nas escolas do pensamento e nas circunstâncias históricas.

Palavras-chave : Escolha; Inconsciente determinado e indeterminado; As massas; Espaço psi no Brasil e em Minas Gerais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )