46 88Relação de casal entre paixão e amor: golpe de raio, golpe de trovão, do amor narcísico ao amor do futuroHölderlin e a questão da loucura 
Home Page  


Reverso

 ISSN 0102-7395

BIGELI, Alan Ricardo Floriano. Implicações do cachimbo: a poética de Magritte entre o real e a realidade. Reverso []. 2024, 46, 88, pp.19-26.   19--2025. ISSN 0102-7395.  https://doi.org/10.5935/0102-7395.v46n88.03.

Buscamos analisar um tema recorrente nas obras de René Magritte: o cachimbo, explorando a complexidade da representação e o paradoxo entre imagem e realidade. Com base na crítica de Michel Foucault, que vê a obra como um caligrama e desconstrói a relação entre palavra e imagem, nos apoiamos também em filósofos, como Heidegger e Danto, para discutir ilusão e verdade na arte, relacionando-as à psicanálise lacaniana, concluindo que, na arte, a representação pode revelar novas perspectivas sobre a subjetividade.

: Arte; Psicanálise; Real; Realidade; Subjetividade.

        ·     · |     · ( pdf )