SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Reflexiones sobre la práctica de la supervisión en la formación profesional: una perspectiva junguianaExpresiones de la sexualidad: una mirada junguiana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Compartir


Junguiana

versión impresa ISSN 0103-0825

Resumen

BANDEIRA, Vivian de Freitas  y  FORTIM, Ivelise. A relação professor-aluno o arquétipo puer-senex: the puer-senex archetype. Junguiana [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.27-36. ISSN 0103-0825.

Este artigo objetivou realizar uma revisão de literatura junguiana sobre a relação professor-aluno e as suas interfaces com o arquétipo puer-senex. O estudo se faz relevante na medida em que a qualidade da relação professor-aluno interfere no processo de ensino-aprendizagem. Percebe-se uma modificação na figura do professor como central, assim como na do aluno, para a ênfase na relação que ocorre entre ambos no processo educacional. Observou-se que, quando ocorre uma polarização do arquétipo em que o senex está associado ao mestre-instruído e o puer ao aprendiz-ignorante, existe uma cisão do arquétipo implicando em um professor que cessou o aprender e está livre de imperfeições e um aluno que depende totalmente do mestre para obter conhecimento. Por fim, sugere-se um aumento no número de estudos neste campo, tendo em vista que as pesquisas que estabelecem uma interlocução entre a psicologia analítica e a educação são escassas, e quando existentes, são pouco sistematizadas e consistentes.

Palabras llave : Relação; professor-aluno; Mestre-aprendiz; Puer-senex; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons