Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Junguiana
versão On-line ISSN 2595-1297
Resumo
TANCETTI, Barbara e ESTEVES, Jéssica Harumi. O racismo como complexo cultural brasileiro: uma revisão a partir do feminismo decolonial. Junguiana [online]. 2020, vol.38, n.2, pp.49-62. ISSN 2595-1297.
Buscamos, no presente trabalho, abrir um espaço de interlocução de diferentes campos de saberes - a psicologia analítica, o feminismo decolonial e o feminismo negro - a fim de promover uma reflexão sobre o racismo na sociedade brasileira na atualidade e a importância da área clínica dentro deste contexto. O objetivo é - a partir de questionamentos que atravessaram as nossas práticas - instigar um diálogo para aprofundar de maneira plural o tema e introduzir um modo de pensar interseccional, possibilitando novas narrativas que contemplem olhares múltiplos sobre o fenômeno. Para tanto, o estudo junguiano sobre os complexos culturais demonstrou-se campo frutífero de reflexão crítica dentro da atuação clínica e de ampliação teórica a partir do diálogo transdisciplinar entre diferentes esferas de conhecimento. ■
Palavras-chave : Palavras-chave racismo; complexo cultural; feminismo decolonial; transdisciplinaridade; psicologia clínica.