Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Junguiana
versão On-line ISSN 2595-1297
Resumo
LYRIO, Zara. 'A Queda do Céu': reflexões junguianas sobre o alerta xamânico de Davi Kopenawa'La caída del cielo': reflexiones junguianas sobre la alerta chamánica por Davi Kopenawa. Junguiana [online]. 2020, vol.38, n.2, pp.139-154. ISSN 2595-1297.
Neste artigo serão apresentadas algumas considerações junguianas sobre a narrativa etnográfica intitulada "A Queda do Céu", buscando demonstrar, por meio de uma análise comparativo-reflexiva, perspectivas em comum entre a visão do xamã Yanomami, Davi Kopenawa e as ideias do Psiquiatra suíço, Carl Gustav Jung. Para tal, será necessário apresentar alguns princípios da crítica indígena sobre o modo de relação das sociedades tecnológicas com a natureza - marcada pela exploração dos recursos naturais e desrespeito à cultura indígena. Refletir sobre os pontos em comum entre esta visão nativa, descrita na obra em questão e a Psicologia Complexa, sobretudo pelo viés ao qual Jung denominou arquétipo psicóide, em que a relação corpo-mente-mundo encontra-se em ressonância e em íntima relação de interdependência. Sendo assim, o objetivo central deste trabalho é elaborar um diálogo entre o pensar mítico e a teoria junguiana, no sentido de observar de que modo ambas perspectivas apontam conexões intrínsecas entre natureza e cultura. ■
Palavras-chave : A Queda do Céu"; Davi Kopenawa; cultura Yanomami; interdependência; anima mundi; psicóide; cultura-natureza.