SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42Curar o queijo, curar a psique: uma metáforaConto tradicional e psicologia analítica: saúde, acolhimento e reflexão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Junguiana

versão On-line ISSN 2595-1297

Resumo

DINO, Higor Rafael Alves. Eros-animus e Psique-anima: uma coniunctio-resgate da alma. Junguiana [online]. 2024, vol.42, e06.  Epub 27-Jan-2025. ISSN 2595-1297.  https://doi.org/10.70435/junguiana.v42.102.

Eros e Psique são imagens mitológicas que influenciam diversas expressões artísticas e do conhecimento filosófico. Eros, deus do amor, representante da energia primordial, e Psique, jovem de beleza incomensurável, entrelaçamse no escrito de Apuleio (2009). Eros-Psique também pode ser visto como uma das manifestações simbólicas da sizígia masculino-feminino, ou animus-anima, dimensões psíquicas interdependentes, as quais se conectam em uma potencialidade no encontro consigo mesmo, com o outro e com o mundo. O presente artigo objetiva relacionar o mito de Eros e Psique ao desenvolvimento psíquico do ser humano. Através de uma amplificação simbólica alquímica, aspectos do mito são desdobrados em símbolos que expressam estruturalmente vivências arquetípicas do encontro com a alma. Por fim, o artigo levanta a necessidade de olharmos o nascimento de Eros e Psique em nós como forças necessárias e complementares que podem auxiliar no processo de transformação coletiva em meio a crises sociais, econômicas e psíquicas.

Palavras-chave : Eros; Psique; anima; animus; individuação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )