SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1PSICOTERAPIA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: ESTUDO FENOMENOLÓGICO LONGITUDINALA DESAUTORIZAÇÃO DO PROCESSO PERCEPTIVO EM MÃES DE VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Clínica

versão impressa ISSN 0103-5665versão On-line ISSN 1980-5438

Resumo

LIMA, Bruno Huffel de et al. EFEITOS TERAPÊUTICOS DA PSICOTERAPIA DE GRUPO DE ABORDAGEM PSICANALÍTICA: UMA EXPERIÊNCIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Psicol. clin. [online]. 2023, vol.35, n.1, pp.129-151.  Epub 26-Ago-2024. ISSN 0103-5665.  https://doi.org/10.33208/pc1980-5438v0035n01a06.

Para as terapêuticas de base psicanalítica, o sintoma deixa de ser condição de um produto mórbido para se transformar em conflito psíquico, e a palavra passa a dominar a terapêutica. O Grupo de Desenvolvimento Humano (GDH) se caracteriza como uma proposta de atenção à saúde mental a partir do atendimento grupal em serviços públicos, com a psicanálise como principal referencial teórico. Este estudo teve como objetivo analisar os efeitos terapêuticos do GDH a partir das mudanças psíquicas relatadas por duas participantes desses grupos. Foi utilizado o método clínico-qualitativo e entrevistas em profundidade com as usuárias participantes dos grupos. As análises empreendidas indicam a ocorrência de efeitos terapêuticos a partir da participação nos grupos psicoterapêuticos, que compreendem mudanças na forma que apreendem experiências anteriores, na percepção de si mesmas, na importância das outras pessoas, bem como na forma de lidar com eventuais conflitos que venham a surgir, o que demonstra uma melhor capacidade de reflexão e aprimoramento do “aparelho do pensar” proposto por Bion. Nesse sentido, se destaca o potencial dos grupos psicoterapêuticos promovidos pelo GDH como outro modo de assistência em saúde mental. Também se destaca que essa proposta desvela possibilidades de contribuição da psicanálise ao contexto das políticas públicas.

Palavras-chave : psicanálise; saúde mental; psicoterapia de grupo; políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )