SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3EL CONCEPTO DE RESILIENCIA PARENTAL Y SUS IMPLICACIONES PSICOSOCIALESFAMILIA DE ACOGIDA Y REUNIFICACIÓN: TOMA DE DECISIONES APOYADAS EN EL INSTRUMENTO SARP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Clínica

versión impresa ISSN 0103-5665versión On-line ISSN 1980-5438

Resumen

BAKMAN, Gizele. POR ENTRE AS TRAMAS FAMILIARES: AVÓS JUDEUS E SEUS NETOS POR ADOÇÃO. Psicol. clin. [online]. 2023, vol.35, n.3, pp.521-536.  Epub 11-Oct-2024. ISSN 0103-5665.  https://doi.org/10.33208/pc1980-5438v0035n03a04.

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com avós judeus que têm netos por adoção, que buscou perceber como eles construíram suas famílias, visto que é considerado judeu aquele que nasce de ventre judeu, tornando, em princípio, o laço sanguíneo uma marca importante na transmissão do judaísmo. A adoção, aceita pela lei judaica, ainda não é tão comumente realizada nessa comunidade. Foram entrevistados dez avós e três avôs. As inspirações metodológicas manejadas foram a Cartografia e a História Oral. O pertencimento ao judaísmo fez parte das narrativas por meio de uma identidade judaica que se apresenta multifacetada. Mesmo quando a família não se percebia ligada ao judaísmo praticante, os netos por adoção, em sua maioria, realizaram cerimônias religiosas, rituais desempenhados para fortalecer valores, como continuidade e pertencimento. Um fator importante na adoção é a realização do projeto parental dos filhos. Para os avós judeus por adoção, os laços familiares são tecidos na convivência e no afeto, embalados e reforçados pelas tradições do povo judeu, seus costumes e valores.

Palabras llave : família; avós; adoção; judaísmo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )