SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37POSSIBLE ORIGINS AND CONSEQUENCES OF FEAR OF CHILDBIRTHINHIBITORY CONTROL PROFILE IN CLINICAL AND CONTROL GROUPS: A PRELIMINARY STUDY OF STROOP AND GO/NO-GO PARADIGMS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia Clínica

Print version ISSN 0103-5665On-line version ISSN 1980-5438

Abstract

KLEIN, Thais  and  PEREIRA, Douglas Rodrigo. A EXPERIÊNCIA ANALÍTICA ENTRE HUMANOS E NÃO HUMANOS: TECENDO ZONAS DE CONTATO COM DONNA HARAWAY E HAROLD SEARLES. Psicol. clin. [online]. 2025, vol.37, e021.  Epub Jan 23, 2026. ISSN 0103-5665.  https://doi.org/10.33208/pc1980-5438v037e021.

O objetivo deste artigo é estabelecer um diálogo entre as considerações do psicanalista Harold Searles e de Donna Haraway sobre o ambiente humano e não humano, de modo a esboçar algumas considerações a partir dessa perspectiva sobre a experiência analítica. A proposta de Haraway de tecer zonas de contato, isto é, de se pôr na contramão do dualismo moderno que concebe a existência humana destacada do mundo ao redor, ressoa de modo semelhante às discussões de Searles sobre o ambiente não humano na experiência analítica, sobretudo com pacientes esquizofrênicos. O diálogo entre os dois autores envolve uma discussão epistemológica, política e clínica no sentido de se afastar de uma concepção moderna, branca e europeia de um sujeito distanciado do mundo. Nesse contexto, a psicanálise torna as paredes dos consultórios membranas permeáveis, diferentes das rígidas barreiras erguidas pela exterioridade radical da alteridade que nos separa do outro, tornando-nos responsáveis pelas relações das quais fazemos parte.

Keywords : psicanálise; humano; epistemologia; ciência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )