SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número120Isolamento social, pandemia e a atividade docente: Significações sobre o ensino remotoPercepção de professores sobre intervenção educativa de base fônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SEABRA, Alessandra Gotuzo et al. Escrita em alunos com dificuldades de aprendizagem: Efeito Mateus. Rev. psicopedag. [online]. 2022, vol.39, n.120, pp.333-343. ISSN 0103-8486.  https://doi.org/10.51207/2179-4057.20220030.

O estudo investigou a linguagem escrita de crianças do 2º e 4º anos com e sem sinais de transtorno específico de aprendizagem. Objetivou comparar as escritas entre dois os grupos de alunos, de modo a verificar se a diferença entre eles seria menor nas séries iniciais e tenderia a aumentar nas séries finais, como previsto teoricamente com base no efeito Mateus. Participaram do estudo 51 professores e 1085 alunos, sendo 49 indicados com sinais compatíveis com o transtorno específico de aprendizagem. O instrumento utilizado para analisar a escrita dos alunos foi o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). A partir das análises realizadas, observou-se que o total de palavras certas no ditado do TDE-II foi maior no 4o ano do que no 2o ano para a amostra total, como esperado, e que a diferença entre os alunos com e sem queixas de dificuldades foi maior no 4o ano do que no 2o ano. Análise de post-hoc revelou que não houve diferença estatisticamente significativa entre os alunos com queixas do 2o ano e do 4o ano, ou seja, a diferença entre eles foi tão pequena que não se mostrou significativa. Tal resultado corrobora o efeito Mateus, sugerindo que crianças com dificuldades ao início da escolarização tendem a apresentar menores ganhos e se distanciar cada vez mais dos colegas com habilidades mais desenvolvidas. Logo, estratégias e intervenções precisam ser desenvolvidas para facilitar o desenvolvimento da linguagem escrita das crianças e promover avanços logo ao início da escolarização.

Palavras-chave : Alfabetização; Desenvolvimento da Linguagem; Transtorno de Aprendizagem Específico; Intervenção Precoce (Educação); Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons