SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número123Dislexia para além dos déficits na leitura: Um estudo exploratório de criatividadeAtuação psicopedagógica: Inclusão social de jovens em contexto de vulnerabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SOUZA, Ana Cristina Gonçalves de Abreu  e  SANTOS, Bettina Steren dos. Afetividade no contexto de mudanças da gestão escolar: Contribuições da teoria de Wallon. Rev. psicopedag. [online]. 2023, vol.40, n.123, pp.355-364.  Epub 26-Ago-2024. ISSN 0103-8486.  https://doi.org/10.51207/2179-4057.20230041.

A formação de professores emerge num campo importante para pensarmos os processos que sustentam a qualidade da educação. Neste artigo traremos as contribuições dos campos da psicologia e da educação para investigar um grupo de professores, de uma mesma instituição, que passa por um momento de transição, uma mudança da diretora e na gestão da escola. O objetivo da pesquisa é o de analisar quais sentimentos e emoções decorrem desta situação numa reflexão à luz da teoria de Henry Wallon, que nos aponta para a construção humana de dimensões integradas que se articulam e se envolvem num processo permanente de relações. A metodologia da pesquisa se organiza a partir da abordagem qualitativa com o uso de narrativas de um grupo de professores de uma instituição escolar, criando categorias de análise para evidenciar as discussões e aprofundamentos. Concluímos que se faz de valia considerar a afetividade no processo de construção da docência e no fortalecimento de processos emancipatórios e coletivos.

Palavras-chave : Formação de Professores; Gestão Escolar; Psicologia e Educação; Afetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )