SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número123Bases epistemológicas, metodológicas y praxeológicas de la PsicopedagogíaEducação de Jovens e Adultos e a Psicologia Histórico-Cultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

LIMA JUNIOR, Armando Macena de et al. Uma introdução aos fundamentos filosóficos da Psicologia Cognitiva. Rev. psicopedag. [online]. 2023, vol.40, n.123, pp.445-454.  Epub 26-Ago-2024. ISSN 0103-8486.  https://doi.org/10.51207/2179-4057.20230039.

Com a ocorrência da chamada “Revolução Cognitiva”, em meados do século XX, surgiu um novo campo de conhecimento intitulado de Cognitivismo, que possui a cognição como seu objeto de estudo e o rigor dos métodos científicos como seu meio de investigação. Desde então, o Cognitivismo se tornou uma importante orientação teórica da Psicologia, contemplando áreas como a Psicologia Cognitiva, Terapia Cognitivo-Comportamental, Neurociência Cognitiva, Linguística e Inteligência Artificial. Assim como em todas as abordagens, a Psicologia Cognitiva, foco de análise neste trabalho, também está baseada em um pano de fundo de pressupostos filosóficos, os quais ainda são pouco explorados no meio acadêmico. Visando preencher esta lacuna, o objetivo deste artigo teórico é descrever, de forma introdutória, os fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da Psicologia Cognitiva, com vistas a aprofundar o entendimento teórico e metodológico sobre a temática abordada. São apresentados: 1) os fundamentos ontológicos da Psicologia Cognitiva, contemplando sua visão de mundo e de Ser Humano; 2) a exposição dos pressupostos epistemológicos da Psicologia Cognitiva, caracterizando a natureza, o método e os limites do conhecimento; e 3) os fundamentos metodológicos da Psicologia Cognitiva, por meio do seu enfoque individual, pesquisa multidisciplinar e quatro etapas do processo de pesquisa. Dessa forma, conhecer e compreender esses fundamentos pode auxiliar no entendimento de qual perspectiva a Psicologia Cognitiva adota para estudar e explicar o funcionamento psicológico, considerando a sua lógica, o seu escopo, e os limites inerentes a tais fundamentos.

Palabras clave : Psicologia Cognitiva; Cognitivismo; Filosofia; Cognição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )