SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número124Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA): Abordagem sociointeracionista unindo para incluirEnvelhecimento e pessoas com deficiência nas perspectivas Vigotskiana e life-span índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SILVA, Simone Aparecida dos Santos; ABREU, Fabrício Santos Dias de  e  PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Educação de surdos e Teoria Histórico-Cultural: Os paradigmas presentes na obra de L. S. Vigotski. Rev. psicopedag. [online]. 2024, vol.41, n.124, pp.142-150.  Epub 06-Set-2024. ISSN 0103-8486.  https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240011.

A temática da educação de surdos é objeto de acirrados debates que atravessam séculos de produção científica e filosófica. Neste artigo, propomos analisar a obra de L. S. Vigotski, desenvolvida na primeira metade do século XX, com o intuito de evidenciar que o autor antecipou uma abordagem inovadora em relação às questões linguísticas e de desenvolvimento dos surdos. Apesar de algumas contradições iniciais, especialmente no que diz respeito à defesa de metodologias pedagógicas oralistas para esse público, Vigotski, em estágios posteriores de sua obra, avança ao reconhecer o valor linguístico da língua de sinais e ao argumentar que seu uso poderia beneficiar as práticas educacionais, contribuindo para a complexificação do desenvolvimento psicológico. A completude dos textos vigotskianos sobre a surdez aponta para a proposição de um modelo educativo único, sem distinção entre os sujeitos, organizado sobre os princípios da educação social inspirados pela concepção marxista de indivíduo e sociedade.

Palavras-chave : Educação de Surdos; Teoria Histórico-Cultural; Deficiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )