SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue125Bullying prevention and effectivenessPsychopedagogy in Socioeducation: Intertwinings and possibilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

RESENDE, Samilly Danielly de  and  CAMPOS, Sonia Maria de. Transtorno do Espectro Autista: Diagnóstico e intervenção psicopedagógica clínica. Rev. psicopedag. [online]. 2024, vol.41, n.125, pp.350-365.  Epub Sep 13, 2024. ISSN 0103-8486.  https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240034.

Este artigo objetiva demonstrar como deve ser a atuação psicopedagógica clínica no atendimento de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando de forma específica abarcar o que é o TEA e seus impactos na aprendizagem; e discutir sobre o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica no atendimento desse público. Para tanto, levantou-se a problemática: como deve ser a atuação psicopedagógica clínica no atendimento de crianças com o TEA? Foi realizada uma pesquisa básica com objetivos exploratório e descritivo, por meio de estudo bibliográfico e documental. Este estudo é relevante para a comunidade científica, pois compreender os aspectos da atuação psicopedagógica no atendimento desse público traz maior eficácia para o profissional que atua ou visa atuar com essa demanda social. Os resultados demonstram que a atuação psicopedagógica clínica no atendimento de crianças com TEA deve envolver a identificação e o trabalho com os marcos de desenvolvimento que são essenciais para o avanço da aprendizagem, inclusive da alfabetização, partindo da aplicação de instrumentos como o Inventário Portage e o Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI); e a seleção de métodos e estratégias cientificamente indicados para a intervenção com esse público, sendo propostos os métodos Picture Exchange Communication System (PECS), Tratamento e Educação de Autistas e Crianças com Limitações (TEACCH) e fônico, bem como intervenções baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA). O estudo evidencia ainda a importância do tratamento multidisciplinar, de considerar o sujeito como um ser integral e dos encaminhamentos adequados por parte do psicopedagogo.

Keywords : Psicopedagogia Clínica; Alfabetização de Crianças com TEA; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )