SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue126Parental socialization and aggression in children with autism: Systematic reviewThe interest of the shared cognitive model of the reading-writing relationship to literacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

PICININI, Rita dos Santos de Carvalho; CAPELLINI, Simone Aparecida  and  GERMANO, Giseli Donadon. Modelo de Resposta à Intervenção e a Matemática: Revisão sistemática. Rev. psicopedag. [online]. 2024, vol.41, n.126, pp.579-588.  Epub Dec 16, 2024. ISSN 0103-8486.  https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240051.

A matemática é importante para o nosso dia a dia; por isso, cada vez mais aumenta a preocupação com escolares que demonstram dificuldades na aprendizagem dessa disciplina. É necessário identificar essas dificuldades e fornecer instruções frequentes e sistemáticas que auxiliem os escolares a melhorar o seu desempenho. O Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) identifica escolares de risco para dificuldades acadêmicas matemáticas e fornece intervenções em multicamadas com base em evidências científicas. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre o uso do Modelo de Resposta à Intervenção com as dificuldades matemáticas do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental I. Foram encontrados apenas dois estudos que examinaram os efeitos do uso do Modelo de Resposta à Intervenção para as dificuldades de matemáticas; entretanto, esses estudos demonstraram que o uso do Modelo RTI contribuiu para o sucesso do desempenho dos escolares em habilidades acadêmicas matemáticas.

Keywords : Intervenção Educacional Precoce; Ensino Fundamental; Matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )