SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número34A sensibilidade ao contraste em crianças pré-escolares para padrões distintosSignificações de paternidade adotiva: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

RODRIGUES, Julliana Luiz; BRINO, Rachel de Faria  e  WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti Albuquerque. Concepções de sexualidade entre adolescentes com e sem histórico de violência sexual. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2006, vol.16, n.34, pp.229-240. ISSN 0103-863X.

Os objetivos deste estudo consistiram em: verificar as concepções de sexualidade de adolescentes que passaram por violência sexual comparando as que não passaram e avaliar se os dois grupos de adolescentes (vítimas e não vítimas) diferiam quanto aos escores no Inventário de Depressão. A pesquisa foi realizada com 16 adolescentes do sexo feminino, sendo oito jovens vítimas de violência sexual, e outras oito jovens que jamais passaram por experiência deste abuso. Na maioria dos casos o agressor era próximo da vítima e houve a consumação do ato sexual vaginal. Verificou-se que as adolescentes que passaram por violência sexual, contrastando com as demais, demonstravam medo quanto a se envolverem com indivíduo do sexo oposto e também do ato sexual. Neste grupo foram encontradas idéias equivocadas acerca da sexualidade. Quanto a se sentir à vontade diante de um indivíduo do sexo oposto, todas as vítimas de abuso declararam que não se sentiam.

Palavras-chave : sexualidade; violência sexual; adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons