SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número35Inteligência emocional e desempenho no trabalho: um estudo com MSCEIT, BPR-5 e 16PFA equação simbólica como recurso terapêutico: contribuições para análise do questionário desiderativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Compartir


Paidéia (Ribeirão Preto)

versión impresa ISSN 0103-863Xversión On-line ISSN 1982-4327

Resumen

CELEN, Nermin; COK, Figen; BOSMA, Harke A.  y  DJURRE, H. Zijsling. A percepção de adolescentes e de pais sobre decisão e autonomia. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2006, vol.16, n.35, pp.349-363. ISSN 0103-863X.

Estudo objetivou investigar autonomia de decisão de adolescentes turcos de 12-18 anos de idade. Questionário PADM (Perspectivas na Tomada de Decisões por Adolescentes) foi administrado a 372 adolescentes de classe média, alunos de ensino fundamental e médio e a seus pais. O PADM verifica se adolescentes decidem por si mesmos ou se os pais impõem restrições, também se discutem o assunto. Foram usadas análises MANOVA. Os resultados mostraram que respostas afirmativas aumentam com a idade. Na perspectiva de pais e adolescentes a autonomia para tomada de decisões aumenta com a idade, o controle parental diminui, conflitos tendem a diminuir. Houve pequena diferença de gênero: meninas têm maior nível de autonomia decisional, meninos experimentam mais conflitos. As expectativas de autonomia decisional dos adolescentes tendem a ser maiores que as dos pais. Perspectivas de pais e mães sobre autonomia foram bastante similares; os resultados suportam o modelo de família proposto por Kaðýtçýbaþý.

Palabras llave : Autonomia Decisional; Adolescentes Turcos; Pais Turcos.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons