SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35COVID-19 y Salud Mental Infantil: Impacto de Variables Sociodemográficas, Prácticas Educativas y EstresantesEntre Tonos Políticos: Impacto de la Orientación Política en la Percepción Racial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Compartir


Paidéia (Ribeirão Preto)

versión impresa ISSN 0103-863Xversión On-line ISSN 1982-4327

Resumen

TEIXEIRA, Mariana de Almeida Klotz et al. Relação entre Adaptabilidade e Ações de Redesenho do Trabalho. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2025, vol.35, e3503.  Epub 02-Mayo-2025. ISSN 0103-863X.  https://doi.org/10.1590/1982-4327e3503.

As relações de trabalho têm apresentado grandes transformações, de modo a originar uma dinâmica diferente no que tange à trajetória profissional dos indivíduos. O objetivo deste estudo foi analisar o quanto as características pessoais (as quatro dimensões da adaptabilidade de carreira) explicam o redesenho do trabalho (ações proativas por parte do indivíduo) e se há algum aspecto com maior impacto nessa relação. Participaram 299 trabalhadores, que responderam um questionário sociodemográfico, Escala de Adaptabilidade de Carreira e Escala de Ações de Redesenho no Trabalho. Análises de redes e das regressões indicaram forte associação entre preocupação, controle, curiosidade e confiança e o redesenho das relações, o redesenho das tarefas e a reformulação cognitiva. Apesar de todas as relações terem sido positivas, a curiosidade destacou-se como o fator que mais influencia o redesenho do trabalho. O estudo contribui para o entendimento das relações íntimas entre a adaptabilidade de carreira e as três formas de redesenho no trabalho.

Palabras llave : trabalho; adaptabilidade; teoria dos grafos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )