SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Chaotic global parameters correlation with heart rate variability in obese childrenCaracterização do estado nutricional dos pacientes neurológicos com mobilidade reduzida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282

Resumen

VIEIRA, Gisele de Paula et al. Realidade virtual na reabilitação física de pacientes com Doença de Parkinson. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2014, vol.24, n.1, pp.31-41. ISSN 0104-1282.

INTRODUÇÃO: A realidade virtual (RV) pode ser uma ferramenta terapêutica utilizada no campo da neurorreabilitação. É considerada uma atividade lúdica que fornece feedback visual e auditivo, facilitando a adesão dos pacientes ao tratamento. OBJETIVO: Realizar uma revisão de literatura a respeito da influência da RV na reabilitação de pacientes com doença de Parkinson. Método: Utilizamos como base de dados os sistemas virtuais das bibliotecas Medline, PEDro, Lilacs, Scielo e Pubmed, a partir dos seguintes descritores: Doença de Parkinson e Realidade Virtual; Doença de Parkinson e Wii e seus equivalentes em espanhol e inglês para obtenção dos artigos. Foi utilizada a escala PEDro para fins de pontuação metodológica dos artigos analisados. RESULTADOS: A partir de 50 artigos obtidos após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram obtidos 16 artigos para análise. De acordo com a escala PEDro a maioria dos artigos teve baixa pontuação. Os resultados sugerem que a RV apresenta resultados positivos nas variáveis velocidade e tempo de movimento, equilíbrio, marcha, controle postural e funcionalidade de membros superiores. A atividade lúdica oferecida pela RV e a contribuição dos feedbacks visual e auditivo oferecido por este tipo de intervenção podem ser o grande potencial desta nova ferramenta. CONCLUSÃO: A RV é útil na potencialização do controle motor, na funcionalidade, na capacidade cognitiva e no equilíbrio, mas ainda precisa de estudos com melhor qualidade metodológica para confirmação dos resultados da RV na doença de Parkinson.

Palabras clave : doença de Parkinson; fisioterapia (modalidades); jogos de vídeo; reabilitação.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )