Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Journal of Human Growth and Development
versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598
Resumen
MACHADO, Rachel Helena Vieira; FEFERBAUM, Rubens y LEONE, Claudio. Consumo de frutas no Brasil e prevalência de obesidade. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.2, pp.243-252. ISSN 0104-1282. https://doi.org/10.7322/jhgd.119293.
INTRODUÇÃO: A obesidade atinge mais da metade da população adulta brasileira e se correlaciona com o desenvolvimento de doenças crônicas e psicossociais. O consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) é fator de proteção para obesidade, porém seu consumo está frequentemente abaixo das recomendações. OBJETIVO: Identificar a situação de consumo de frutas no Brasil nos ciclos de desenvolvimento humano, bem como dados de associação do consumo com excesso de peso. MÉTODO: Revisão de literatura não sistemática nas bases de dados BVS, do período de 2005 a 2015. Foram selecionados 23 trabalhos em língua portuguesa e inglesa, segundo desenho e grupo populacional. Foram selecionados apenas coortes e cortes transversais realizados no Brasil. Foi considerado consumo de FLV adequado de 400g/dia ou frequência de 5 porções/dia (3 porções/dia de frutas), e excesso de peso segundo cada faixa etária e ciclo de desenvolvimento. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O consumo médio encontrado para gestantes foi de 350g/dia. Foi encontrada relação inversa entre o consumo de fibras totais e o ganho ponderal gestacional. A média de consumo adequado de crianças e adolescentes se manteve entre 30 e 40%, com redução de consumo conforme aumento da idade. Dados da Vigitel entre 2006 e 2014 demonstram aumento na prevalência de consumo adequado de FLV por adultos e idosos conforme sexo, idade e escolaridade. O consumo adequado triplicou neste período. Houve associação entre o consumo de frutas e a perda de peso, risco aumentado de obesidade, obesidade abdominal, hipertrigliceridemia e presença de SM. CONCLUSÕES: Há evidências de baixas prevalências de consumo adequado de FLV em todas as regiões do Brasil e grupos etários, maiores entre as mulheres e conforme o avanço da idade, escolaridade e nível socioeconômico. O consumo adequado de frutas se correlaciona à perda de peso e/ou controle do ganho ponderal dos indivíduos.
Palabras clave : Frutas; consumo; obesidade [excesso de peso]; Brasil; gestação; infância; adolescência; idosos; adultos.