Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Journal of Human Growth and Development
versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598
Resumen
MOTA, Gislaine Aparecida de Oliveira et al. Avaliação do desempenho motor de recém-nascidos com gastrosquise após correção cirúrgica. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2021, vol.31, n.2, pp.217-223. ISSN 0104-1282. https://doi.org/10.36311/jhgd.v31.12225.
INTRODUÇÃO: A gastrosquise é uma malformação congênita que possui fatores de risco para o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Por isso é importante o reconhecimento precoce das alterações do desenvolvimento nesses recém-nascidos durante a internação na Unidade de Terapia Intensiva NeonatalOBJETIVO: Avaliar o desempenho motor de recém-nascidos com gastrosquise após correção cirúrgicaMÉTODO: Foi realizado um estudo observacional e retrospectivo com recém-nascidos com gastrosquise, avaliados pelo Test of Infant Motor Performance no Centro de Tratamento Intensivo Neonatal 2 do Instituto da Criança e do Adolescente. O teste permite a classificação do risco para o atraso do desenvolvimento em 4 categorias: dentro da média para idade, média baixa, abaixo da média e muito abaixo da média. Foram coletados dados maternos, neonatais, cirúrgicos e da avaliação motora, através de prontuários eletrônicosRESULTADOS: A avaliação motora foi realizada em 17 recém-nascidos, onde 88,23% foram classificados como "abaixo da média" para idade. A idade média materna foi de 20 anos e a média de idade gestacional e peso ao nascimento de 36,38 semanas e 2343,9 gramas, respectivamente, sendo a maioria do sexo feminino. As gastrosquises simples representaram 64,71% e o fechamento primário foi possível em 82,35%. A média de permanência hospitalar de 53,24 dias e a sepse foi a complicação mais frequente (64,71%CONCLUSÃO: Os recém-nascidos com gastrosquise permanecem internados por tempo prolongado e estão suscetíveis a complicações. Foi possível a identificação precoce do atraso no desenvolvimento desses recém-nascidos durante a internação
Palabras clave : gastrosquise; desempenho psicomotor; procedimentos cirúrgicos; fator de risco; terapia intensiva neonatal.