SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Gordura corporal estimada por equações baseadas em parâmetros antropométricos correlaciona-se com a bioimpedância elétrica em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

SALAROLI, Luciane Bresciani  y  MARTINS, Cleodice Alves. Índice de conicidade: um indicador antropométrico de obesidade abdominal. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2022, vol.32, n.3, pp.181-184.  Epub 20-Ene-2025. ISSN 0104-1282.  https://doi.org/10.36311/jhgd.v32.13845.

O Brasil, bem como o mundo, está em processo de transição, com alterações no perfil nutricional, epidemiológico e de estilo de vida. Paralelamente, observa-se nas últimas décadas o aumento progressivo da expectativa de vida e crescimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Entre elas, estão as doenças cardiovasculares que possuem como principal fator de risco a obesidade. Nesse cenário, os indicadores antropométricos são essenciais para a identificação precoce da obesidade, principalmente daquela acumulada na região abdominal. O índice de conicidade é uma das ferramentas recomendadas para a identificação da distribuição da gordura corporal, pois está associado as complicações cardiovasculares e metabólicas da população, principalmente dos indivíduos com DCNT. Portanto, a utilização do indicador antropométrico como ferramenta de rastreio tanto na atenção primária quanto nos estudos epidemiológicos é aconselhada para a identificação precoce da obesidade abdominal.

Palabras clave : obesidade abdominal; doenças crônicas não transmissíveis; antropometria.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )