SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Roux-en-y gastric bypass reduces body parameters but does not alter diet quality during six months follow-upMeasuring categorisation in pre-school children: new toolkit, new insights índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

ABREU, Dandara Dias Cavalcante et al. Síndrome do comer noturno entre estudantes universitários: aspectos da vida acadêmica estariam associados ao distúrbio alimentar?. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2023, vol.33, n.2, pp.173-183.  Epub 02-Dic-2024. ISSN 0104-1282.  https://doi.org/10.36311/jhgd.v33.14933.

Introdução

o período crítico da vida de adultos universitários implica mudanças do estilo de vida como a diminuição da atividade física e a adoção de hábitos alimentares pouco saudáveis que podem resultar em aumento da gordura corporal. Assim, estudantes universitários podem representar uma população com risco aumentado para a Síndrome do Comer Noturno.

Objetivo

analisar aspectos da vida acadêmica, do trabalho e da moradia de estudantes universitários que poderiam se associar à Síndrome do Comer Noturno.

Método

estudo transversal realizado com 900 estudantes dos cursos de Arquitetura, Engenharia, Medicina e Psicologia de uma instituição de ensino superior localizada em Cajazeiras, Paraíba, Brasil. Para a coleta de dados foram usados questionários autoaplicados: o instrumento Night Eating Questionnaire (NEQ) para quantificar comportamentos da Síndrome do Comer Noturno (SCN) e um formulário para variáveis sobre aspectos demográficos, de saúde, vida acadêmica, trabalho e moradia.

Resultados

a prevalência da SCN determinada pelo escore NEQ≥25 foi 16,8%. No curso de Engenharia a prevalência da SCN foi maior nas mulheres em relação aos homens, e no curso de Psicologia, foi maior nos homens em relação as mulheres. Entre os estudantes com emprego e que moravam na casa dos pais, a prevalência da síndrome foi maior para aqueles que trabalham no período da tarde e menor para aqueles que trabalham à noite.

Conclusão

a prevalência da SCN encontrada entre os estudantes universitários brasileiros foi alta (16,8%), particularmente em duas situações: (1) estar matriculado um curso de graduação com predominância de estudantes do outro sexo; e (2) morar com os pais e trabalhar no período da tarde. Estas observações podem ser úteis na identificação de subpopulações de estudantes com risco aumentado de distúrbios de alimentação.

Palabras clave : Síndrome do Comer Noturno; Night eating questionnaire; estudantes; adulto jovem; ensino superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )