Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Journal of Human Growth and Development
versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598
Resumo
PARRA, Gilson; LEONE JR, Claudio e PIMENTEL, Renata M. M.. Transmissão de valores morais entre as gerações de famílias em condições de vulnerabilidade social e econômica. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2023, vol.33, n.2, pp.213-221. Epub 02-Dez-2024. ISSN 0104-1282. https://doi.org/10.36311/jhgd.v33.14752.
Introdução
o estudo procurou averiguar como se processa a passagem de valores entre gerações, face à exposição a condições de privação a que são submetidas estas pessoas, enquanto carregam a obrigação de assegurar o mínimo aos filhos mas não dispõem dos recursos necessários . Isso levanta a questão de como é possível afirmar uma noção de certo e errado dentro dessa estrutura social. este estudo analisou a transmissão de valores entre gerações em grupos de pessoas em condições econômicas e sociais desfavoráveis.
Métodos
trata-se de um estudo qualitativo descritivo, foram realizadas entrevistas por meio de encontros grupais para discussão de questões relacionadas à moral. Foi realizado com avós, filhos e netos moradores de um bairro periférico da capital paulista e que vivem em condições econômicas restritas e sob o impacto cotidiano da violência. Essas discussões envolveram os três componentes geracionais de três famílias. Diferentes arranjos foram feitos envolvendo o mesmo grupo geracional em um encontro inicial e, em outro encontro, a mistura de diferentes gerações e diferentes famílias respondendo a temas pré-estabelecidos que envolviam dilemas morais centrados no cotidiano cultural e social dessas famílias. A base teórica deste estudo foi a psicanálise, utilizando os conceitos de Identificação, Ideal do Ego.
Resultados
os avôs se mostraram ambíguos pois possuem uma referência de Lei, de moral, deslocada no espaço e no tempo; os pais percebendo a ambiguidade destes avôs em relação à realidade reformulam estas questões morais pautando suas convicções em uma Lei que se estabelece dentro das contingências do cotidiano e, portanto, mutável; os netos adolescentes percebem esta ambiguidade nos pais e nos seus discursos.
Conclusão
há maior identificação de padrões morais entre netos e avôs do que entre filhos e pais. Os pais entrevistados se mostraram ambíguos na forma de agir e de discursar, sendo o modelo de reprodução transgeracional mais pautado entre netos e avôs do que na sequência geracional temporal sequencial.
Palavras-chave : desenvolvimento moral; relação entre gerações; psicanálise.












