SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Transmissão de valores morais entre as gerações de famílias em condições de vulnerabilidade social e econômicaNursing assistance systematization: understanding the care implementation process índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Compartir


Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

SANGLARD, Cecília; SILVA, Maria Carolina Pereira e; PAMPOLIM, Gracielle  y  SOGAME, Luciana Carrupt Machado. Fatores associados à vulnerabilidade clínico-funcional de idosos de uma Unidade Básica de Saúde. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2023, vol.33, n.2, pp.222-230.  Epub 02-Dic-2024. ISSN 0104-1282.  https://doi.org/10.36311/jhgd.v33.13675.

Introdução

o envelhecimento é um processo natural que vem ocorrendo de maneira acelerada e que, pelo declínio fisiológico dos sistemas, pode propiciar ao aparecimento de vulnerabilidades no idoso.

Objetivo

verificar os fatores socioeconômicos, condições de saúde e hábitos de vida associados ao grau de Vulnerabilidade Clínico-funcional de idosos da ESF São Vicente em Manhuaçu utilizando o IVCF-20.

Método

estudo transversal, quantitativo, realizado com idosos cadastrados na ESF São Vicente. Para coleta de dados foi empregado o instrumento IVCF-20 para o grau de vulnerabilidade e a ficha de coleta de dados para o perfil geral, hábitos de vida e condições de saúde. Realizou-se teste do qui-quadrado para verificar associação das variáveis independentes à vulnerabilidade clínico funcional.

Resultado

dos 255 idosos avaliados, 60% apresentaram baixa vulnerabilidade clínico funcional, 22% moderada vulnerabilidade e 18% alta vulnerabilidade. A média de idade foi de 72 anos ± 8 anos, em sua maioria, sexo feminino (62,5%), autodeclaram brancos (60%), casados (56%), não possuem cuidador (89,5%), são aposentados (82%), possuem doenças crônicas (78,5%), auto avaliam a saúde como ótima/bom (63,5%), a prática religiosa (87%), saem de casa sozinhos (82%) e 40% pertencem a classe social D/E. Comportaram-se como variáveis associadas p < 0,05 a baixa vulnerabilidade, não ter cuidador, ser negro/pardo, não ser pensionista, sair de casa sozinho, não ser doença crônica, ter uma ótima/boa percepção de saúde.

Conclusão

é de grande importância a identificação dos fatores socioeconômicos, hábitos de vida e vulnerabilidade dos idosos para elaboração de ações efetivas que mantenham a funcionalidade e qualidade de vida.

Palabras llave : vulnerabilidade; idoso; família; estratégia de saúde; classificação internacional de funcionalidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )