SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Quatro anos de COVID-19: o vírus está entre nós e a vacinação em nível mundial ainda é quiescenteDifferences in augmented reality games performance between individuals with down syndrome and individuals with typical development índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

GOMES, Lucilla Vieira Carneiro et al. Violência doméstica contra a mulher: construção e validação de conteúdo para aplicabilidade de um modelo de decisão. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2023, vol.33, n.3, pp.319-331.  Epub 20-Jan-2025. ISSN 0104-1282.  https://doi.org/10.36311/jhgd.v33.14450.

Introdução

a violência doméstica é caracterizada como um problema crescente de saúde pública que gera grandes consequências, além da violação aos direitos humanos das mulheres que se encontram em situação de violencia.

Objetivo

descrever a construção e validação de conteúdo de um instrumento visando identificar a violência doméstica contra a mulher na perspectiva da aplicabilidade de um modelo de decisão.

Método

trata-se de um estudo metodológico composto de duas fases: a primeira foi a elaboração do instrumento, a partir de revisão integrativa da literatura; a segunda, de validação de conteúdo, mediante a avaliação do instrumento por dez especialistas, com expertise na área de violência doméstica contra a mulher. Para análise, calculou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC≥0,80).

Resultados

dos 23 itens submetidos inicialmente à validação, 65,2% (n = 15) alcançaram IVC igual ou maior que (0,80) e 34,8% (n = 8) obtiveram IVC inferior a (0,80). Após realizar as alterações sugeridas pelas especialistas na primeira rodada foi construída uma segunda versão do instrumento e reenviada às juízas participantes, ajustando-se os itens propostos. Nesta segunda rodada de avaliação, os itens ajustados e acrescentados alcançaram IVC igual ou maior que 0.90.

Conclusão

o instrumento foi considerado válido e adequado para identificar a violência doméstica contra a mulher, servindo como fonte para a construção de indicadores de saúde e para o enfrentamento dessa problemática.

Palavras-chave : violência contra a mulher; estudos de validação; tomada de decisões.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )