SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Life purpose before and during the COVID-19 pandemic in elderly physical activity practitioners in the interior of Amazonas State: a longitudinal studyA agenda 2030 e a internalização brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

SANTOS, Isabella Caroline et al. Change in the motivation pattern of adolescents before and after participation in a multidisciplinary health promotion program. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2023, vol.33, n.3, pp.478-486.  Epub 20-Ene-2025. ISSN 0104-1282.  https://doi.org/10.36311/jhgd.v33.14188.

Introdução

há evidências de que intervenções multidisciplinares são uma abordagem eficiente para alcançar a perda de peso e outros objetivos relacionados à saúde. No entanto, as taxas de evasão desses programas são altas entre os adolescentes. A sugestão é que compreender a motivação dos indivíduos para participar desses projetos seja fundamental para desenvolver estratégias de permanência e, consequentemente, promover melhores resultados.

Objetivo

o objetivo principal deste estudo foi descrever as motivações de adolescentes com sobrepeso que participam de um projeto multidisciplinar de promoção da saúde.

Método

este estudo qualitativo foi realizado de março a julho de 2021, utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. A ferramenta utilizada para a coleta de dados foi a entrevista semi estruturada, analisada por meio do software QSR NVivo 11, agrupando o discurso em clusters. Estes, por sua vez, foram avaliados em três categorias: (1) motivação, (2) alimentação e (3) exercício físico.

Resultados

a idade dos participantes foi de 13,8 ± 2,4 anos, com índice de massa corporal de 31,8 ± 8,5 kg/m2. Em relação à renda familiar, 41,66% tinham renda mensal de 3 a 6 salários mínimos. Em relação à escolaridade dos pais, 70,83% das mães tinham ensino superior completo, enquanto 29,16% tinham ensino médio completo. De acordo com as respostas dos entrevistados, a perda de peso foi a maior motivação para participar de um programa multidisciplinar de tratamento da obesidade. Na categoria 2, observou-se que os adolescentes associam o ato de comer com sentimentos como ansiedade e nervosismo. Na categoria 3, o impacto da pandemia foi encontrado sob as modalidades de exercício físico praticadas.

Conclusão

os resultados descrevem a motivação de adolescentes com excesso de peso para participar de um programa multidisciplinar, além de elucidar a percepção dos participantes sobre sua saúde e hábitos relacionados, estratégias de promoção da saúde, e consequente melhoria da qualidade de vida destes indivíduos.

Palabras clave : comportamento do adolescente; comportamento em saúde; equipe de atendimento ao paciente; pesquisa qualitativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )