Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Journal of Human Growth and Development
versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598
Resumen
MOREIRA, Maria Vitória Barros; VISOTO, Tamires França; SILVA NOLL, Priscilla Rayanne E y DREZETT, Jefferson. O que conhecemos sobre os perpetradores de homicídio sexual de vítimas adultas? Revisão sistemática e metassíntese qualitativa. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2024, vol.34, n.1, pp.141-165. Epub 20-Ene-2025. ISSN 0104-1282. https://doi.org/10.36311/jhgd.v34.15782.
Introdução
o homicídio sexual é definido como violência letal associada com elementos ou motivações sexuais, majoritariamente praticado por homens contra mulheres. Apesar de se tratar de crime de menor frequência, observa-se crescente interesse clínico e médico-legal por suas particularidades e características do agressor.
Objetivo
revisar a literatura científica sobre homens autores de homicídio sexual de vítimas adultas.
Método
revisão sistemática com os MeSH ((“Sex Offenses”[Mesh]) AND “Homicide”[Mesh]) nas bases do MEDLINE, LILACS, MENDELEY e SciELO, entre 1992 e 2023. Utilizou-se a estratégia PICO com população estudada (agressores sexuais masculinos), intervenção (homicídio de vítimas adultas), contexto (violência sexual) e desfecho (potencial relação entre as questões). As etapas de seleção e de análise dos artigos contou com dois pesquisadores independentes. Foram incluídos estudos originais, excluindo-se revisões, cartas ao editor, publicações em anais, livros e capítulos, teses e dissertações. Os artigos selecionados foram apresentados por metassíntese qualitativa.
Resultados
dos 70 artigos selecionados, 66 artigos (94,2%) adotaram métodos quantitativos, 2 (2,9%) desenho qualitativo e 2 (2,9%) relatos de caso. Encontramos 41 artigos (58,6%) conduzidos na América do Norte e 22 artigos (31,4%) na Europa, totalizando 63 artigos (90,0%). Outros cinco artigos (7,1%) foram da Ásia, um (1,4%) da África e um (1,4%) da Oceania. Em 52 artigos (74,3%) encontramos ênfase aos aspectos relacionados aos transtornos psiquiátricos, comportamentais ou psicológicos do agressor, o sadismo sexual, ou formas de violência sexual ou de desfecho letal empregadas.
Conclusão
homens homicidas sexuais têm características que os diferenciam de outros agressores homicidas ou daqueles que praticam violência sexual, orientando seus crimes para um grupo heterogêneo de vítimas adultas. Os estudos se concentraram nos transtornos psiquiátricos e comportamentais do agressor, assim como a relação com vivências traumáticas na infância.
Palabras clave : homicídio; delitos sexuais; sadismo; psicologia criminal; vítimas de crime.