Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Journal of Human Growth and Development
versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598
Resumen
ORTEGA, Givanildo Pereira et al. Acidentes com peixes durante pesca artesanal em comunidades florestais na Amazônia Ocidental. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2024, vol.34, n.3, pp.410-419. Epub 11-Abr-2025. ISSN 0104-1282. https://doi.org/10.36311/jhgd.v34.16536.
Introdução:
os peixes da Amazônia possuem grande importância socioeconômica devido ao seu potencial para pesca esportiva, usos comerciais e de subsistência. Contudo, os acidentes com peixes são bem comuns e considerados um problema de saúde pública pouco observado pelos gestores públicos, sendo os dados epidemiológicos considerados subestimados devido à pouca procura do atendimento hospitalar.
Objetivo:
essa pesquisa teve por objetivo quantificar e avaliar as injúrias relacionadas aos peixes durante a atividade de pesca de subsistência em rios, lagos e igarapés em florestas do estado do Acre no oeste da Amazônia brasileira.
Método:
foram entrevistados 233 moradores que praticam a pesca artesanal em três unidades de conservação.
Resultados:
Entre os pescadores entrevistados, 155 (66.5%) relataram ter sofrido pelo menos um acidente durante essa atividade, sendo 60.1% destes homens. A maioria das lesões estava relacionada à etnoespécie mandim (Pimelodus spp.), tendo os dedos da mão como a região mais acometida devido ao manuseio do peixe enquanto o removiam do equipamento de pesca, resultando em dor, sangramento e quentura local na maioria dos casos.
Conclusão:
foi observado a necessidade de produção de informações relevantes sobre a prevenção e cuidados de lesões, que são medidas essenciais para promover a saúde e o tratamento dos pescadores feridos.
Palabras clave : peixes peçonhentos; envenenamentos; peixes traumatogênicos; injúrias com peixes; pesca artesanal.