SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Doença mineral e óssea da doença renal crônica em indivíduos em hemodiálise e a suas correlações com as condições clínicas, antropométricas e laboratoriaisUse of autologous tissue regeneration matrix (PRO PRF) in the treatment of diabetic ulcers: case series índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

SILVA NETO, João Jovino da et al. Eletromiografia em sujeitos com esclerose lateral amiotrófica e disfagia: estudo transversal. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2024, vol.34, n.3, pp.473-481.  Epub 11-Abr-2025. ISSN 0104-1282.  https://doi.org/10.36311/jhgd.v34.16788.

Introdução:

a disfagia neurogênica é o conjunto de distúrbios da deglutição ocasionados como consequência de doenças que acometem o Sistema Nervoso, como a Esclerose Lateral Amiotrófica. Para a sua avaliação e elucidação diagnóstica, exames complementares específicos podem ser realizados, como a Videoendoscopia da Deglutição, a Videofluoroscopia e a Eletromiografia de Superfície. O presente estudo surgiu da necessidade de maior disponibilidade de métodos investigativos para o diagnóstico precoce da disfagia.

Objetivo:

avaliar a associação entre a Eletromiografia de Superfície e a videoendoscopia da deglutição para o diagnóstico de disfagia em sujeitos com esclerose lateral amiotrófica.

Método:

participaram 32 sujeitos, sendo 16 do Grupo A, sujeitos com Esclerose Lateral Amiotrófica e 16 do Grupo B, controle. A partir dos dados quantitativos gerados pelas ferramentas, Eletromiografia de Superfície e a Videoendoscopia da Deglutição, foram realizadas análises descritivas e inferenciais.

Resultado:

houve uma forte correlação estatística entre a Eletromiografia de Superfície (razão repouso contração máxima voluntária) e da Videoendoscopia da Deglutição (escala de deglutição de O’Neil). O coeficiente de correlação foi de r= -0,747, indicando uma forte correlação negativa (inversamente proporcional) entre essas variáveis.

Conclusão:

assim, houve uma associação entre a Eletromiografia de Superfície e a Videoendoscopia da Deglutição para o diagnóstico de disfagia em sujeitos com Esclerose Lateral Amiotrófica. A Eletromiografia de Superfície portátil mostrou ser um exame importante para o diagnóstico precoce da disfagia neurogênica.

Palabras clave : eletromiografia de superfície; esclerose lateral amiotrófica; disfagia neurogênica; deglutição.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )