Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Psicodrama
versão On-line ISSN 2318-0498
Resumo
VALE, Zoé Margarida Chaves. Contribuição do teatro espontâneo em pesquisa com jovens de uma escola pública. Rev. bras. psicodrama [online]. 2009, vol.17, n.2, pp.79-92. ISSN 2318-0498.
A autora discorre sobre a contribuição do teatro espontâneo como dispositivo de metodologia qualitativa numa pesquisa sobre os sentidos da experiência escolar para os jovens alunos de EJA - Educação de Jovens e Adultos - de uma escola pública de Belo Horizonte. Descreve o funcionamento e o modo de participação dos jovens nas oficinas e no espetáculo final de teatro espontâneo, o qual é apresentado como metodologia sociopsicodramática que se fundamenta nos princípios de pesquisa qualitativa e participante. Apresenta como conclusão: o teatro espontâneo funcionou como um instrumento válido de investigação e de educação para/com os jovens, complementou de forma qualitativa os dados obtidos por outros procedimentos, em especial quanto ao eixo interacional da pesquisa participante, e foi percebido pelos jovens como um espaço relevante de experiência escolar e de subjetivação juvenil.
Palavras-chave : Pesquisa participante com jovens; teatro espontâneo; metodologia sociopsicodramática; educação para/com os jovens.