Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Nova Perspectiva Sistêmica
versão impressa ISSN 0104-7841versão On-line ISSN 2594-4363
Resumo
COUTINHO, Ana Luisa Almeida Prado de Andrade e LEIFERT, Maria Gabriela Mantaut. Modelo generativo como guia para criação da equipe de mediação no Instituto Noos. Nova perspect. sist. [online]. 2019, vol.28, n.63, pp.42-54. ISSN 0104-7841. https://doi.org/10.21452/2594-43632019v28n63a02.
Orientado pelas premissas da perspectiva generativa, este artigo relata a criação do Núcleo de Mediação Transformativa no Instituto Noos. A Perspectiva Generativa é uma das abordagens oriundas da teoria sistêmica e dos novos paradigmas pós-modernos. Tecendo uma dança entre teoria e ação, apresentamos os momentos generativos na criação e implementação do Núcleo de Mediação, enaltecendo o foco no recurso, nas competências e valores das pessoas. Temos como objetivo demonstrar como as premissas da prática generativa favorecem a formação da equipe de trabalho e da intervisão (supervisão). Acreditamos que, ao proporcionar um ambiente relacional onde cuidamos de nossos colaboradores de forma horizontal, observando os aspectos éticos, das interações, envolvendo a todos em um clima de acolhimento e participação colaborativa, auxiliamos no melhor atendimento de nossos clientes. A partir desta postura criamos condições de fomentar um grupo de trabalho que se autorregule no modelo de uma comunidade de prática e comunidade de aprendizagem, a fim de estimular a produção de conhecimento e promover melhores práticas no atendimento em Mediação.
Palavras-chave : Novos paradigmas; Perspectiva generativa; Núcleo de mediação; Comunidade de prática; Comunidade de aprendizagem.